Eu sempre fui apaixonada por poesia, adoro lê-las e escrevê-las. Quando peguei pela primeira vez o “Livro do Desassossego”, aí que eu viciei de vez. Fernando Pessoa, o poeta português de várias personalidades, enigmático, diferente.
Vim aqui para compartilhar 5 motivos pelos quais eu acho que vale MUITO à pena ler Fernando Pessoa. Vamos lá?
Você vai se apaixonar por poesia
Se quiser viciar em poesia, Fernando Pessoa faz esse favor a você. Eu tenho certeza que, se você começar a lê-lo, vai para as livrarias caçando mais livros de poesia, como eu faço agora hahahaha. Quer apostar?
Poesia que toca o coração
Impossível não se comover ao ler essas poesias. Ou elas vão te deixar inquieto ou confortado. É intenso, é diferente. Só lendo para entender.
O jeito como ele desenvolve os heterônimos
Fernando Pessoa escrevia por heterônimos, ou seja, ele criava pessoas (como personagens) e escrevia como se elas fossem as autoras. Cada heterônimo tem uma história, uma idade, profissão… Para alguns, ele chegou até criar o dia da morte. É muito bacana ler algo, sabendo quem escreveu, mas pela ótica da pessoa que o autor criou.
Não tem vocabulário difícil
Por mais que a poesia de Pessoa seja mais antiga, não há palavras muito rebuscadas ou difíceis de entender. É bem simples, pode-se ler e entender perfeitamente.
A história de vida do autor
Além da poesia, conhecer quem foi Fernando Pessoa é algo muito bacana. Ele nunca fez muito sucesso em vida, mudou-se várias vezes de país e criou seu primeiro heterônimo quando era bem criança. A história de vida dele é muito interessante e complementa a poesia.
E aí, interessou? Quero ver todo mundo lendo hein!
Ana Laura Marins
Leave Your Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.