Olá leitores, desculpem o sumiço! Não desapareço mais, prometo hahahaha. O livro que li está muito em alta ultimamente, apesar de ter sido escrito há muito tempo. O livro 1984 deveria ser lido por todo ser-humano, despeja uma montanha de reflexões e, particularmente, mudou meu jeito de ver o mundo. Com certeza, um dos meus favoritos.
O livro 1984 tem como cenário uma sociedade controlada vinte e quatro horas por um Partido, que tem como a figura principal o Grande Irmão, do qual possui cartazes por toda a cidade. Com guerra ininterrupta, lavagem cerebral e Ministérios que administram a verdade e a mentira, Orwell passa uma interessante mensagem sobre o quanto alguém pode ser controlado.
Winston, o protagonista, é contra o regime, mas é proibido de falar qualquer coisa. Ingressando na suposta Confraria, uma sociedade secreta contra o Partido, começa a luta entre o que se acredita ser a verdade, a mentira, e a verdadeira história. Winston, juntamente com Julia, descobrirão muitas coisas sobre essa sociedade, mas será tarefa sua decidir se descobriram a verdade ou mais uma armação.
Orwell faz uma feroz crítica ao Stalinismo da época, e o livro 1984 é, realmente, uma obra única e extraordinária. No topo das vendas, houve um aumento drástico de pedidos, pois muitas pessoas estão fazendo comparações com o mundo atual e o mundo criado pelo escritor. Quem quiser entender melhor esse fato, pode acessar http://globosatplay.globo.com/globonews/v/5626926/ , a reportagem feita pelo GloboNews.
O livro carrega uma profunda reflexão sobre implantar informações na cabeça das pessoas, o totalitarismo, a figura do Grande Irmão como alguém que jamais vai morrer, ou seja, o Partido eternizado, o poder imortal. Winston, no decorrer do livro, percebe que, mesmo nos momentos que pensava estar sozinho, nunca esteve. Nunca.
Com marcante frase do livro “Guerra é paz, ignorância é força e liberdade é escravidão”, o escritor passa uma mensagem forte sobre o totalitarismo, falta de informação e a manipulação da realidade. Vários críticos dizem que o “temido mundo de Orwell” está se tornando realidade, com a exposição na internet e câmeras, parte desse mundo já é real.
Quer ingressar nesse mundo fantástico e inacreditável? Abra o livro e comece sua jornada pelas terríveis terras de Oceania. Eu tenho certeza que, depois de ler esse livro, o mundo vai parecer bem diferente para você.
Beijos e até o próximo post!
Ana Laura S. Marins
Leave Your Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
All comments (1)
viviane_angela
☺☺☺Arrasou como sempre. Parabéns Laurinda. Beijão
Reply